Atualizações

Atualização de:
Vídeos: 27 de Agosto de 2012 (02:24 hrs)
Photos: 25 de Agosto de 2012
Parcerias: -
Universe Screance II (Ciências Ocultas): 23.04.2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Jipe-robô da Nasa "varre" superfície de Marte


Jipe-robô da Nasa "varre" superfície de Marte.

O jipe-robô Curiosity, que desembarcou em Marte há cinco meses, acaba de estrear mais um dos dez equipamentos científicos de que dispõe. Trata-se de uma espécie de escova especial que consegue remover a poeira avermelhada de pedras e pequenas áreas do solo.

Quando a sonda passa essa "vassoura", os cientistas conseguem analisar com mais detalhes a área e ver se há interesse, por exemplo, em escavar ou mesmo colher amostras.

A ferramenta é uma escova de cerdas motorizada e está localizada bem na ponta do braço do Curiosity.



De acordo com os pesquisadores da agência espacial americana, encontrar um lugar adequado para estrear essa escova foi crucial.

A chefe da Ferramenta de Remoção de Poeira, como é chamada oficialmente a escovinha, Diana Trujillo, explicou que o trabalho é complexo e delicado.

"Precisamos colocar o instrumento a menos de um centímetro do alvo, mas sem colocar em risco o hardware", disse ela, em comunicado.

A área escolhida é conhecida como "Elkwir_1" e está em uma rocha na chamada baía Yellowknife, na região da cratera Gale, o local de pouso da sonda.

Apesar do sucesso, a área testada foi bem pequena, com menos de 30 centímetros.

Agora, o time do jipão está avaliando as rochas da vizinhança em busca de locais em potencial para o uso de uma broca nas próximas semanas.

A MISSÃO
O jipe de US$ 2,5 bilhões da Nasa, com seus dez instrumentos científicos e 17 câmeras acopladas, é a maior e mais complexa sonda já enviada a um outro planeta.

Ele toucou o solo de Marte no dia 6 de agosto de 2011, e a expectativa é que, durante dois anos, ele forneça material propício para avaliar se há, ou se algum dia houve, vida no planeta vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

U.S.

U.S.